Mulheres de Axé

O projeto MULHERES DE AXÉ aconteceu na cidade de São Carlos-SP, dentro da Escola Municipal Arthur Natalino Deriggi, no bairro Cidade Aracy, de 06/04/24 a 20/07/24. Foram 16 encontros aos sábados das 8h30 às 11h30, sem cobrança de matrícula, mensalidades e materiais utilizados durante a oficina. O público beneficiado foram mulheres com idade a partir de 18 anos, negras e afrodescendentes. O propósito do projeto foi o de oferecer conteúdos de iniciação profissional, através de 3 oficinas: A identidade Negra Passa Pelos Cabelos, Cuidados Estéticos – Beleza Negra e Afro e Saúde é Estar Bem. Ao final, cada participante recebeu um certificado de 30 horas/curso: participação de 10 horas/aula em cada uma das 3 oficinas ofertadas.

Para a realização do projeto a DCastro Produções recebeu o patrocínio do U.S. Embassy and Consulates, Bicentennial of U.S. – Brazil (Diplomatic Relations – 1824/2024) e American Spaces, com o incentivo do CICBEU Idiomas e Apoio do Instituto Angelim.

Trabalho e empoderamento afro-feminino.

EMPODERAMENTO

Oficinas realizadas

OFICINAS

Identidade Negra Passa pelos Cabelos

Técnicas e cuidados com os cabelos: shampoos, cremes, pentes, identificação de cortes, turbantes, tranças e técnicas: tranças embutidas, laterais, box braids, boxeadora, chanel de bico, nagô, twist, etc. Utilização da naturalidade dos cabelos para a composição de penteados e utilização de adereços e adornos.

Cuidados Estéticos – Beleza Negra e Afro

Técnicas para atender as necessidades da beleza da pele negra e afrodescendente.

Aprendizagem de sobrancelha, análise facial, cuidados com a pele, produtos recomendados, higienização dos equipamentos de trabalho, autocuidado das mãos, técnicas de maquiagem, etc.

Saúde é Estar Bem

Técnicas de massoterapia que podem ser aplicadas, sem contraindicações e sem a necessidade de uma formação profissional inicial.

Técnicas que poderão ser aplicadas nas mãos, nos pés, no rosto, nas pernas, nos ombros, nos braços, nas costas e nos quadris.